A automação de portarias é cada vez mais comum em condomínios, mas ainda é cercada por mitos.
A automação de portarias está em expansão nos condomínios brasileiros, oferecendo uma solução moderna e segura para o controle de acesso.
No entanto, muitas dúvidas ainda permeiam esse tema, alimentadas por mitos que afastam síndicos e administradores dessa tecnologia.
Vamos esclarecer as principais inverdades sobre a automação de portarias e mostrar como ela pode ser uma aliada na administração condominial.
1. Mito: A automação de portarias substitui completamente os porteiros
Uma das maiores preocupações de síndicos e moradores é que a automação de portarias irá substituir totalmente os porteiros, algo que não é verdade. A automação visa melhorar a segurança e eficiência no controle de acesso, mas ainda depende de uma supervisão humana para garantir que tudo ocorra de forma adequada.
Em muitos condomínios, a automação funciona de forma integrada com a equipe de portaria, otimizando o trabalho dos funcionários. A tecnologia permite que os porteiros se concentrem em atividades mais complexas, enquanto o sistema automatizado lida com processos repetitivos, como o registro de visitantes.
Além disso, a automação pode ser acompanhada de perto por meio de um aplicativo de gestão, facilitando a organização do condomínio.
2. Mito: O custo de automação é inacessível
Outro mito que gera resistência é o custo inicial da automação de portarias. Embora seja um investimento, os benefícios e a economia a longo prazo compensam o valor gasto.
Ao reduzir a necessidade de uma grande equipe de portaria e melhorar a segurança, a automação acaba se pagando em poucos anos.
Além disso, condomínios que adotam a automação podem contar com um aplicativo para condomínio que ajuda a otimizar a gestão dos recursos financeiros, permitindo um controle mais rígido dos gastos e uma melhor alocação do orçamento do condomínio.
3. Mito: Sistemas automatizados são menos seguros
Alguns condôminos acreditam que sistemas de automação são mais vulneráveis a falhas ou invasões, mas essa é uma percepção equivocada.
A automação de portarias utiliza tecnologias de ponta, como reconhecimento facial, biometria e câmeras de alta definição, que tornam o controle de acesso mais seguro e confiável do que o realizado por humanos.
Além disso, todos os acessos são registrados e monitorados em tempo real, possibilitando que a administração ou o síndico acompanhe tudo por um aplicativo de gestão. Isso aumenta a transparência e facilita a resolução de problemas, caso ocorram.
4. Mito: A automação afeta negativamente a convivência entre moradores
É comum acreditar que a automação de portarias pode enfraquecer a relação entre moradores, já que reduz o contato humano no controle de acesso. Contudo, a automação promove uma boa convivência, pois elimina possíveis erros e agiliza o dia a dia do condomínio.
A utilização de um aplicativo para condomínio integrado à automação facilita o agendamento de visitantes, a reserva de áreas comuns e a comunicação entre moradores e gestão. Isso melhora a organização e promove uma convivência mais harmoniosa.
A automação de portarias é uma realidade que só traz vantagens para a administração condominial. Além de aumentar a segurança, melhora a boa convivência e otimiza a gestão financeira.
Com o suporte de um aplicativo de gestão, essa tecnologia oferece uma solução completa para os desafios modernos dos condomínios.
Tudo isso e muito mais, você pode conferir baixando o aplicativo Seu Condomínio! Disponível para Android e IOS, Seu Condomínio é o app ideal não apenas para moradores, como também síndicos e funcionários do condomínio.
Baixe o app e conheça os benefícios de se ter o condomínio na palma da mão – além de ficar por dentro de todos os nossos conteúdos!
Para mais informações, demonstrações ou notícias direcionadas, acesse o site dos nossos aplicativos: aplicativoseucondominio.com.br e appseucondominio.com.br